Questão cultural

Muitas pessoas, brasileiros e estrangeiros, não entendem porque eu não quero morar no Brasil, especialmente no Rio. Uma das economias que mais crescem no mundo, líder dos BRICS e do G20, futura sede dos jogos olímpicos, bla bla bla.

Ontem finalmente consegui ver Hubble 3D em IMAX. Com um ano de atraso. Dublado em português. Com a voz do Quico.

Pra completar, no meio do filme ainda tenho que ouvir o Quico dizendo que (parafraseando) “colocar a roupa de astronauta é como quando na infância nossa mãe vestia a gente pra ir brincar na neve”.

Minha cara:

Infância sem neve

Infância sem neve

3 respostas em “Questão cultural

  1. de forma resumida, o que eu posso dizer é que ter uma mente cosmopolita no Brasil não é impossível, mas é sim MUITO dificil… a maioria de nossas referencias são diferentes, talvez por conta de nossa cultura que de tão rica se sente muitas vezes como autosuficiente (é por razoes assim tbm que os chineses são tão estranhos à vista do resto do mundo), sem falar que vc é visto como exceção, e mesmo “o esquisito” as vezes…

    Em suma, viver em país de cultura vasta e variada, como Brasil, China,Russia, e mesmo EUA é algo bem nocivo se o cidadao nao se interessa em ver o que tem fora disso…

    • Reflexões interessantes e eu concordo, mas na verdade esse post foi mais uma expressão do meu lado não-cosmopolita mesmo… 🙂 Quer dizer, eu tô aqui imerso nessa cultura super rica e valorizada por muitos, mas na qual eu não vejo muita graça… enquanto que a maioria das coisas que me interessam (no caso específico, ciência e exploração espacial) são super atrasadas e desvalorizadas por aqui. Não é uma questão de cosmopolitismo, tá mais pra provincianismo de exilado mesmo… 🙂

Deixe um comentário